Pular para o conteúdo principal

Soundtrack: Os dias eram assim

      A nova supersérie da Globo, Os dias eram assim, tem chamado atenção não só pela relevância do momento histórico retratado mas por sua bela fotografia e perfeita trilha sonora. Pra quem não acompanha a série, ela se passa na era negra da ditadura militar no Brasil e expõe de forma bastante forte pra essa geração que não sabe o que foi esse período a realidade dura que era viver sob constante opressão e ausência de direitos que hoje são considerados triviais. Esses que veneram pessoas como o Bolsonaro que prestam homenagens a ditadores e torturadores e defende a presença de militares nos mais altos cargos do executivo; deveriam assistir um pouco a aula de história que a série tá dando antes de pedir intervenção militar. O país não precisa de um salvador da pátria (leia-se Lula e Bolsonaro, duas faces da mesma moeda). O que precisamos pra sair dessa crise ética e econômica é ter vergonha na cara e não votar em figurinhas que estão álbum da corrupção. Só isso já resolveria 90%. Os outros 10 se resolve envolvendo a sociedade com a política e as pessoas de bem que tenham competência tomar a frente e lideram a renovação dos quadros legislativos e executivos.
     Voltando pra a série, as músicas escolhidas para compor o enredo e os personagens são perfeitas para mostrar o que foi esse período. Temos Elis Regina, Geraldo Vandré, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Roberto Carlos.. Todos monstros sagrados da música brasileira. Temos também uma versão muito boa de Tempo Perdido da Legião Urbana, cantada por Thiago Iorc. Recomendo fortemente que acompanhem essa super produção da Globo que pode trazer ao debate uma época tão difícil que ainda não foi totalmente cicatrizada do peito da nossa jovem democracia.

      Abaixo algumas imagens da série e também imagens reais da época da ditadura, além da playlist da série no Spotify, a versão de Tempo Perdido e ainda uma das músicas que embalaram a resistência ao regime militar.

(Imagem da Série)




(Imagem da Série)

 (Imagens Reais)



Comentários