Pular para o conteúdo principal

Os Mistérios dos Gorillaz

       Você com certeza já deve ter escutado alguma música dos Gorillaz ou visto algum clipe deles. Mas você já viu algum membro da banda em "carne e osso"? Se a resposta foi não, embarque comigo numa viagem pela história dessa banda misteriosa e que até hoje é lembrada.

Da esq.: Noodle, 2D, Russel e Murdoc.
   
      A história dessa banda já é peculiar desde sua origem. Essa banda é uma banda virtual, ou seja, seus membros não são músicos reais, mas personagens animados. As canções são gravadas pelos verdadeiros músicos e produtores, mas eles não aparecem em clipes, capas de álbuns, nem em qualquer mídia relacionada ao grupo. Em alguns casos, como nos discos do Gorillaz, seus nomes são apenas listados no encarte. Os personagens fictícios da banda são: 2D (vocalista), Noodle (guitarrista solo), Murdoc (baixo) e Russel (bateria).
Além dos personagens, a banda conta com uma história fictícia que é dividida em quatro partes, uma para cada disco da banda.


       A primeira parte é Celebrity Takedown que mostra o surgimento da banda. A segunda é Slowboat to Hades e mostra uma aventura dos Gorillaz até os portões do inferno. A terceira parte é Scape to Plastic Beach, que é quando Murdoc procura uma ilha para morar, encontrando no uma no Oceano Pacífico. E a última parte é Do Ya Thing que é a volta deles para Londres. Você confere essa história louca completa aqui. Essa ficção foi criada para atrair a atenção dos fãs nessa banda completamente fora dos padrões. 
     Os reais criadores da banda são Damon Albarn, vocalista e idealizador dos Gorillaz, e Jamie Hewlett, cartunista e criador dos personagens da banda. Eles afirmam que é mais fácil as pessoas se identificarem com os personagens e com o mistério por trás de uma banda virtual que simplesmente com pessoas de verdade que formam a banda. Nisso ele acertou, visto que atualmente, os Gorillaz venderam mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo. Chegaram a entrar no Guiness Book como a banda virtual de maior sucesso.

Da esq.: Jamie H. e Damon A.
     
      Você deve estar se perguntando quem toca a guitarra, o baixo, a bateria e como são os shows dessa banda. O 'elenco' real dessa banda não é fixo, ou seja, já existiram vários guitarristas, vários baixistas e assim por diante. A banda já contou com grandes guitarristas como Simon Katz, Morgan Nicholls e Simon Jones. O primeiro sucesso da banda foi a música Clint Eastwood (confira abaixo). Muitos chegaram a afirmar que a banda seria uma banda de uma música só e que o sucesso dos Gorillaz não passaria de um 'fogo de palha'. Mas a medida que novos clipes foram lançados, mais curiosos e admiradores passaram a curtir não só a banda, mas as músicas, os personagens, os clipes e o mistério por trás dos Gorillaz. 
       Os shows da banda apresentam perfeita integração das músicas, dos músicos e dos imensos telões dos personagens que são a alma dessa banda. Sem eles não haveria Gorillaz, por isso sua presença nos shows é imprescindível. As músicas de mais sucesso da banda são Clint Eastwood, 19-2000, Dare, Dirty Harry, Fell Good Inc. e Tomorrow comes today. Abaixo segue um vídeo de um show ao vivo dos Gorillaz além do clipe da música Clint Eastwood.






Comentários

  1. Um ótimo artigo, obrigado mesmo! Cresci ouvindo Gorillaz, meu pai tinha um cd deles (não sei de onde veio), eu ficava encantando com os "bonequinhos". Hoje em dia é uma de minhas bandas favoritas. É legal conhecer melhor um trabalho criativo desses.

    ResponderExcluir
  2. qndo eu era pequeno um amgo me dizia q eles tinham sofrido acidente e ficaram deformados e nao apareciam em public por esse motivo

    ResponderExcluir
  3. eu acho que cada um deles representa um tipo de musica diferente

    ResponderExcluir
  4. Muito top sempre gostei demais dos Gorillaz adoro as músicas um ótimo trabalho dos criadores, estão de parabéns pela criatividade.

    ResponderExcluir
  5. gostei muito faz uns 4 meses que eu conheço essa banda muito bom essa artigo tbm muito informativo ;-D

    ResponderExcluir
  6. Gorillaz na veia cpm na cadeia

    ResponderExcluir
  7. E o Brasileiro acha que Funk é aquela junção de palavreado sem noção que inventaram affff

    ResponderExcluir
  8. eu amo! sou apaixonada! acompanho Gorillaz desde 2001 ! 2D S2

    ResponderExcluir
  9. Já estamos em 2019 e mesmo assim desde pequeno, sempre curti a banda, desde o primeiro single. Amo demais

    ResponderExcluir

Postar um comentário